Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 28, 2011

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL POR LAVA-JATOS


Cada Lava jato consome, por dia, em média mil litros de água, sendo que muitos abusam do desperdício e utilizam produtos químicos que agridem o meio ambiente. Em alguns casos, os produtos químicos usados na limpeza escorrem pelo asfalto e ganham as redes de água pluviais, que caem nos leitos d'água da cidade. Em certos aspectos, é uma atividade irregular, pois, na cidade de união dos palmares os  locais não possuem caixas que armazenam os resíduos provenientes da lavagem. Estes resíduos deveriam ser recolhidos duas vezes por semana através da limpeza das caixas e alocados em tambores para, posteriormente, ser transportado por empresas especializadas na destinação final. Os resíduos industriais e urbanos estão se tornando um dos mais sérios problemas que a sociedade moderna enfrenta. Sua deposição de forma inadequada provoca a degradação do meio ambiente e a contaminação dos mananciais e do solo...
         Neste sentido esta pesquisa tem como objetivo a apresentação de uma experiência de investigação sobre questões ambientais em lava jatos, no município de união de dos Palmares.
Os lava-jatos para carros e motos são uma fonte de produção de resíduos sólidos. Isso porque nas “águas de lavagem de automóveis existem detergentes de vários tipos, biodegradáveis ou não, restos de poeira, fuligem, graxa, gasolina e todo tipo de resíduo produzido pelos automóveis. O aumento da consciência ambiental e as leis específicas sobre geração de resíduos proveniente da atividade industrial causou melhoria quanto a vigilância e responsabilidade sobre a questão da disposição final de resíduos. Entretanto, pequenos empreendimentos que trabalham de forma simplificada, algumas vezes exercem suas funções de forma agressiva ao meio ambiente (Menezes 2002). Um exemplo é o popular lava jato. Alguns estabelecimentos desse tipo utilizam de forma descontrolada e insegura, produtos químicos de alto poder de intoxicação e contaminação, e geram uma lama impregnada com os produtos químicos utilizados. A partir dessa constatação, foram incluídas visitas  em lava-jatos da cidade. O acompanhamento ocorreu durante o mês de fevereiro de 2011 com o propósito de obter informações sobre os IMPACTOS AMBIENTAIS e sociais causados por esses serviços.
 A urbanização das cidades demanda por serviços que gerem cada vez mais benefícios que proporcione melhor qualidade de vida. Este conceito hoje se traduz por funcionalidade, agilidade e praticidade nas ações do cotidiano de vida. Isso não poderia ser diferente nos lava jatos, em 1914, em Detroit nos Estados Unidos foi aberto o primeiro lava jato, de lá pra cá o mercado se expandiu por todo mundo. Em qualquer lugar podemos encontrar, em cidades pequenas como esta, principalmente, pois se trata de uma atividade que não precisa de nenhum documento de regulamentação, não paga impostos, e a maioria utiliza-se das águas do Mundaú, que é a única fonte de abastecimento da cidade.    
Diante disso, visando obter subsídios para descrever o tema de forma mais precisa, foram realizadas visitas informais em alguns estabelecimentos, onde podemos constatar como se realiza essa atividade, observando a rotina e os procedimentos, foram realizadas  entrevistas exploratórias, aquelas que devem ser realizadas sempre que nos propomos a investigar um campo onde não possuímos conhecimentos prévios aprofundados a seu respeito, o que é o exemplo do presente estudo.
 Num primeiro momento, no lava jato alugado em um determinado posto de gasolina, foi possível observar que o local dispõem de rampas de lavagem com uma valeta no meio, que tem a função de facilitar a limpeza da parte inferior do veiculo. A operação tem início com a pulverização de um produto químico conhecido como Ativado e Solupan (AS) que tem a função de dissolver a sujeira e a gordura impregnada na parte baixa dos veículos. Para quantificar a concentração desse produto, recomenda-se dissolver 5 litros de AS em 200 litros de água (WWW.POOLTECNICA.COM.BR ). Uma primeira questão é: Será que as instruções são seguidas à risca ou será que para acelerar o processo coloca-se uma concentração maior dos produtos?
Solupan é o nome comum, nome comercial, do produto químico utilizado para dissolver a graxa e demais gorduras; é um produto de forte alcalinidade e corrosividade, sendo assim classificado como produto perigoso que oferece risco a saúde humana.
Ativado é o nome do produto de igual emprego e propriedade química semelhante ap Solupan no sentido de remoção de crostas de sujeira, sendo que seu emprego na mistura está mais associado com a propriedade espumante. Além de propiciar contaminação dos solos e das águas do lençol freático ou dos aqüíferos subterrâneos que saturam rochas.
Espuma, ele atua na redução de matéria impregnada em peças de alumínio. O alumínio é a base, ou o bloco de todo tipo de veiculo leve e de passeio.
Óleo Diesel é o produto empregado como combustível veicular é utilizado principalmente em caminhões que apresentam maior quantidade de sujeira como a graxa e os vazamentos de óleo é pulverizado por toda a parte inferior do veículo.
Durante a aplicação dos produtos mencionados o que se vê é uma grande mancha escura residual a base de graxa e óleo misturados no escoamento da água.
O problema se agrava quando ocorre a lavagem do motor dos veículos, pois, além dos produtos mencionados geralmente se adiciona querosene como aditivo de reforço.
Depois da pulverização desses produtos, o chão recebe uma camada de água com a “lama” proveniente da lavagem, onde são dissolvidos os produtos químicos utilizados no processo e a massa de resíduos como graxa, óleo e outros.



 

Um comentário: