Total de visualizações de página

sábado, setembro 10, 2011

Indígenas: Povos Pré-Industriais



Como muitos sabem além do homem tem evoluído, junto a ele, a técnica também se desenvolveu.
E sob o conceito de superioridade humana, as relações do homem com a natureza passaram a ser estabelecida numa ótica de que o homem é "Senhor Absoluto da Terra e de seus Recursos Naturais", enquanto estes tornaram-se apenas recursos econômicos, de grande valor monetário e de barganha nas relações homem x homem.
Evolução Humana


Em função disso, desde a pré-história até hoje, a exploração e apropriação da natureza pelo homem vai ser caracterizada em função, também, dos meios técnicos e científicos.

Instrumentos de pedra polida



Moto-serra


Sendo assim, vamos poder diferenciar - em função da revolução técnico-científica - os diferentes níveis alcançados pela sociedade humana, quer sejam a pré-industrial, a industrial e, atualmente, a do conhecimento.

Passamos da chamada Era Industrial para a do Conhecimento, cuja dinâmica se encontra nas interfaces da ciência, da tecnologia e da informação. E em razão dos grandes avanços tecnológicos, principalmente, em termos de tecnologia da informação (computadores, Internet etc.), a antiga Sociedade Industrial passou a ser denominada de Sociedade do Conhecimento ou Sociedade da Informação.


Tecnologia de Informação

Contudo, embora a tecnologia marque a nossa sociedade contemporânea, ainda podemos encontrar povos ou sociedades que, até hoje, utilizam técnicas rudimentares e que se caracterizam por manter uma relação "mais ou menos" harmoniosa com a natureza.
Em razão do seu nível técnico atraso, tradicional, estes são denominados de Povos ou Sociedades Pré-Industriais.
Embora, haja algumas exceções, estes grupos vivem em harmonia com a natureza, pois dependem inteiramente dela e, em razão disso, pouco a modificam.
Em geral, os povos pré-industriais vivem em aldeias ou povoados, distantes dos grandes centros urbanos e em contato direto com a natureza, onde caçam, pescam, plantam e coletam alimentos.
Além destas características, estes produzem - manualmente - suas próprias ferramentas, instrumentos e vestimentas (com algumas exceções).
Seus conceitos acerca da relação homem x natureza não se baseiam na superioridade humana e na condição do homem como elemento exteriorizado do meio ambiente.
Sua visão "sistêmica", concebe o homem como parte integrante da natureza e, consequentemente, dependente da sua conservação para garantir a sobrevivência humana e das gerações futuras.
Entre os povos pré-industriais que ainda encontramos na face da Terra, podemos destacar:
. AMÉRICA
- Os Esquimós, que habitam o extremo nordeste da Sibéria, as ilhas do Mar de Bering, o Alasca, o norte do Canadá, a maior parte da costa oeste e trechos da costa leste da Groenlândia;
- Os Indígenas, que vivem principalmente na América do Sul.









Esquimós











Indígenas brasileiros




. ÁFRICA


- Bosquímanos, habitantes do deserto do Kalahari, localizado no sul do continente africano, distribuído no território de Botswana, da Namíbia e da África do Sul;

- Pigmeus, vivem na floresta equatorial do Congo, a segunda maior floresta equatorial do mundo.




Bosquímanos








Pigmeus



. EUROPA

- Lapões ou Samis,vivem ao norte do continente, espalhados pela Suécia, da Noruega, da Finlândia e um trecho pequeno da Rússia. São mais modernos do que os outros povos.




Lapões ou Samis

. OCEANIA

- Papuas, vivem na porção Papua Nova-Guiné, porção leste da ilha de Nova Guiné;
- Aborígenes, nativos da Austrália.

Papuas




Aborígenes


Observações:
É sabido que muitos destes povos utilizam algum tipo de tecnologia ou adquirem determinados produtos mediante a compra no comércio das cidades, mas em geral suas culturas, tradições, hábitos e atividades econõmicas os diferem da chamada Sociedade Moderna, tentando conciliar a tradição com o moderno, sem - no entanto - deixar que a tecnologia, o consumismo e o conceito dissociativo do homem à natureza prevaleçam sobre o quê eles ainda creditam.
Hoje, muitas Instituições de Pesquisa e de Ensino estão estabelecendo parcerias com algumas aldeias indígenas em nosso território nacional, a fim de desenvolver projetos junto a estas comunidades.
Além disso, algumas aldeias já contam com o uso de computador e da Internet, como por exemplo, a dos Guarani de Bracuí, localizada no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Estes, inclusive, já aderiram também ao uso de fralda descartável.

Curiosidades:
. Apesar dos trenós puxados por cães da raça Husky Siberiano e das embarcações do tipo caiaques, os esquimós têm utilizados meios de transporte terrestre no gelo, mais modernos. Eu não lembro o nome e não encontrei nenhuma referência deste na Internet, mas tomei conhecimento através de uma reportagem do Globo Repórter sobre a Região Ártica.
. As crianças são muito importantes para os esquimós, pois segundo a sua cultura, estas são as reencarnações de seus antepassados

. A mulher esquimó se dedica a cozinhar e costurar, enquanto os homens saem para caçar e pescar focas e baleias. Eles aproveitam tudo dos animais caçados: carne, gordura, pele, ossos e intestinos.

. A origem da palavra esquimó (no idioma algonquiano) significa "comedor de carne crua".

. Os iglus, casas feitas com gelo, são residências temporárias para a grande maioria dos esquimós, construídas principalmente quando as expedições duram muitos dias.
. Somente os esquimós do centro do Canadá e os das ilhas ao norte deste é que os iglus servem como refúgios permanentes de inverno.
. Atualmente, muitos esquimós vivem nas cidades, em habitações fornecidas pelo governo e recebem ajuda financeira do mesmo.
. Os Aborígenes (Austrália) se encontram à beira da extinção, desde o período da colonização inglesa, representando - hoje - somente 1% da população do país.
. O Boomerang (esculpido na madeira) é uma invenção dos aborígenes e, embora tenha sido utilizado algumas vezes como arma, este foi criado para servir como um brinquedo para divertimento nas aldeias. O principal instrumento de caça dos aborígenes é a lança.
. O termo Lapão tem um sentido pejorativo, uma vez que lapp significa "trapo", nas línguas escadinavas, segundo a cultura local, os Sami eram chamados assim por causa de suas roupas típicas.
. Na linguagem deles, o termo “Sami” é melhor, pois significa “Ser humano” e eles também se denominam de “O Povo do Sol e do Vento”.
. Os Pigmeus têm estatura baixa, inferior a 1,50 metro.
. A mulher pigmeia, depois depois de dar à luz, pinta-se de vermelho até que a criança faça um ano de idade (vejam a ilustração acima).

Fontes Complementares e de Pesquisa:
. InfoEscola
. Leve como o Vento

Um comentário:

  1. Eu tenho uma pedra indigena antiga, eu achei em um sitio onde morei junto dela estava uma igual so que quebrada(eu tenho as duas), quem se interessar entre e contato: dody_ikariam@hotmail.com

    ResponderExcluir