Total de visualizações de página

domingo, outubro 02, 2011

Uma reflexão sobre as questões ambientais

 
Imagem da internet

Os problemas ambientais provocados pelos seres humanos decorrem do uso do meio ambiente para obter os recursos naturais necessários para produzir os bens e serviços que estes necessitam e dos despejos de materiais não aproveitados no meio ambiente. A constatação de tais problemas é global.   O que gerou uma diversidade de acordos multilaterais concernentes às mais diversas questões ambientais.  
            Na verdade até hoje, os problemas comuns da sociedade, no mundo todo, refletem problemas causados pelos países desenvolvidos, os quais, fincados na Revolução Industrial, sempre mantiveram a liderança da expansão do capitalismo, sem preocupações com as consequências ambientais desta corrida econômica.
Com a implantação do protocolo de Kyoto, que tem como objetivo firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento. A Austrália e EUA foram as únicas nações desenvolvidas que optaram por ficar de fora do pacto. Em 2007, porém, após uma troca de governo, os australianos reviram sua posição e ratificaram o acordo durante a Conferência da ONU em Bali. A participação do país nas emissões de gases de efeito estufa é de apenas 2%. Mas, por outro lado, ele é o maior exportador de carvão do mundo.
            A principal crítica ao Protocolo de Kyoto é que as metas instituídas representam pouco na luta contra o aquecimento global, causando um impacto pequeno na mudança do panorama atual. Porem não podemos deixar de destacar a importância deste acordo que servirá como base para outros acordos mais rígidos e abrangentes. A falta de adesão dos Estados Unidos enfraqueceu o tratado, pois sua posição é o de maior emissor de dióxido de carbono do mundo.
Porem todas as questões ambientais são importantes, o maior número de leis de proteção ambiental, os grandes investimentos em pesquisas e tecnologias limpas por empresas, a criação de ONGs e a participação mais ativa da sociedade são uma realidade mundial. Todos esses avanços ainda não são suficientes para salvar o planeta e as previsões são sombrias. Por isso devemos pensar no que consumimos e produzimos no nosso dia-a-dia.
  
.

 Por Cíntia Cavalcanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário